DEVOCIONAL

Texto completo para leitura bíblica: Deuteronômio 8:1-10




v.4 “Nunca se envelheceu o teu vestido sobre ti, nem se inchou o teu pé estes quarenta anos. v.6 Guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para o temer, e andar nos seus caminhos”.


Não é fácil reconhecer que precisamos de Deus. Naturalmente somos levados a confiar nas nossas próprias forças e naquilo que está ao alcance das nossas mãos. Mas o que é depender de Deus? O que significa efetivamente ouvir a voz de Deus? Deus tem nos ensinado através da sua palavra, que o bom servo conhece a voz do seu Senhor, ou seja, a ovelha reconhece a voz do pastor que a cuida. Precisamos reconhecer a voz de Deus. Precisamos entender o que Ele espera de nós e o que ele tem para as nossas vidas.


Muitas vezes, o caminho para se chegar ao “melhor” é o deserto. No meio do deserto, Deus começa a mostrar-se a nós. Com o povo de Israel não foi diferente. Deus usou diversos meios para fazê-los reconhecer quem Ele era e com Ele se importava com o seu povo. Durante o dia, uma nuvem cobria o povo do sol e a noite, uma coluna de fogo os guiava; e ainda assim o povo murmurava...


Quase sempre, Deus se manifesta nas nossas vidas de forma inacreditável e sobrenatural; acabamos não compreendendo. Não devemos estar ansiosos com o amanhã, porque Deus tem cuidado de nós todos os dias, como fazia com o povo de Israel. Precisamos ter boa memória e nos lembrar dos feitos do Senhor a nosso favor. Quando nos lembramos de como fomos salvos ou de como fomos tratados e curados pelo senhor, o nosso coração se torna grato e fiel e é isso que Deus espera de nós.


O versículo 3 diz que Deus deixou o povo ter fome para os alimentar com o maná; para mostrar a dependência que tinham do Senhor e a sua soberania em relação à eles. Não significa que Deus é um carrasco que fica manipulando o seu povo, dando e tirando na hora que quer. Significa que somos falhos e que em todo o tempo nos esquecemos das coisas maravilhosas que Ele tem feito por nós e viramos as costas para Ele na primeira dificuldade que atravessa o nosso caminho.


Aquele maná enviado por Deus ao povo representava a própria presença de Deus. A manifestação da presença de Deus. Não estar preocupado com o pão simboliza o desprendimento das coisas materiais em detrimento das coisas que vem do céu; criadas por Deus, para a glória de Deus. É preciso que entendamos os propósitos do Senhor, porque Ele usa determinadas situações para nos ensinar; para nos fortalecer.


“O Senhor te faz entrar em boa terra” (v.7) A nossa vida está em suas mãos e somente Nele e através Dele podemos alcançar uma vida de paz. Deixe que o Senhor cuide de suas preocupações; confie Nele e creia que, quando dependemos total e exclusivamente do Senhor, Ele nos conduz para o melhor.





Que a paz e alegria do nosso Deus repousem sobre as nossas vidas.



Esta mensagem foi ministrada pelo Pastor Paulo Roberto, no culto de domingo, 04 de dezembro de 2011. Resumida por Débora Chaves







,

MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com